quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Algumas Palavras...

E. M. Nereu Sampaio
Discurso Formatura 2013
Turma 8701

Dia desses, a Joselene me perguntou se eu achava a Turma 8701 engraçada. Eu respondi, que não. Eu já tive turmas engraçadas. A turma 8701 não é engraçada. Então é o quê, Professora? Foi a pergunta. Eu respondi: É doce. É uma turma doce. A doçura, a boa vontade, o carinho são traços que distinguem a turma 8701. E essas características foram manifestadas ao longo desse ano. Diariamente, algumas alunas perguntavam se eu queria bala. Quando eu dava por mim, a minha mesa estava cheia de balas. Melhor dizendo, a minha mesa estava cheia de doçura e carinho. Sempre havia quem perguntasse se eu queria alguma coisa. Um grampeador, um café, uma água, uma chave. Isso tem nome – atenção, gentileza e generosidade. Algumas alunas, às vezes, chegavam compartilhando situações que tinham vivido – o nome disso é confiança. Muito obrigada. Obrigada também pela parceria, companheirismo e amizade. Isso permitiu que vocês acolhessem todas as minhas propostas, que não foram poucas, com boa vontade.
São muitos anos na estrada do magistério. Quando vocês nasceram eu já dava aula fazia tempo. E é natural que eu carregue comigo várias lembranças de turmas, de alunos, de situações. Saibam que, agora vocês, também,  já reservaram na minha galeria da memória, um lugar muito especial. Vocês estarão na Ala da Gentileza.
Parabéns a cada um, a cada uma, por essa vitória. Vocês finalizaram uma etapa importante. Isso significa que outra etapa importante estará começando em 2014. Com vários Professores novos, com muitas disciplinas, algumas novas, uma Escola nova e novos amigos. O futuro está de portas abertas para novas aventuras, conquistas e ensinamentos. Abracem o novo com generosidade.
E aqui, gostaria de fazer minhas as palavras do Profº Luiz Roberto Barroso (UERJ):
“E lembrem-se que a felicidade tem mais a ver com atitudes do que com circunstâncias. Voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho. Não tenham medo de tentar, de recomeçar, de insistir. O maior naufrágio é não partir.
Com essa frase, de um grande navegador , eu me despeço de vocês. Vão em paz. Sejam bons, justos, afetuosos e tolerantes. Com gentileza e bom humor. O mundo se atirará a seus pés.”

Profª Rose Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário