terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Meus Amores e Minhas Amoras...

Foto que acompanhou a Mensagem da Formatura 
(o Mural de Natal foi feito por nós)

Encerramento 2011

Esse texto foi escrito para a Turma 8901 e entregue a cada aluno(a) na Formatura, em 19 de dezembro de 2011.

   Eu iniciei o ano, este ano (2011) com muita ansiedade, muitas expectativas e tb com muito medo, por conta, de um grave problema de saúde que me manteve afastada da Escola em 2010. Aos poucos o medo foi se dissipando, a ansiedade diminuindo, afinal, havia muito trabalho a ser feito. A responsabilidade era grande. Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes(!!!), Geografia e pq Deus é Pai, História. Tanto quanto os alunos, eu tb precisei estudar. À propósito, agradeço aos colegas Professores que me auxiliaram, esclarecendo dúvidas, cedendo ou emprestando generosamente material. Agradeço à Direção que atendeu, prontamente, todas as minhas solicitações, que não foram poucas. Fazendo uma retrospectiva, eu concluo que o ano foi de aprendizado e resgate - eu aprendi muito e resgatei muito.
Frases como: "Eu não posso ver a senhora que eu sinto dor de cabeça" ou "Eu entro nessa sala e sinto falta de ar" ou "Eu estou na janela tomando sol pq eu estou sem energia" ou "O que é isso no seu braço? Vacina! Tomei três pq era de graça!" ou "Está vendo (Aluno para a universitária que estava num estande da Feira de Ciências da UERJ) ela (isto é, eu - ele estava referindo-se a mim) só grita, não se diverte!!!", fora é claro, as Óperas (sim, eu tenho um aluno - o da vacina - que canta e dança qualquer ritmo), os sons de animais, sobretudo pássaros... Enfim, eu agradeço a vcs pela possibilidade de rir, de me divertir. Eu agradeço a atenção, a doçura e sensibilidade da Martha, da Michele, da Marina, da Ana Cléa, da Tatiana, da Tailane, da Thaynara, da Josiane, da Marcela, da Lorrane, da Naiara, da Fernanda, da Érica... agradeço o bom humor, a inteligência e a criatividade do Ronald e do Manoel - vencedores do disputadíssimo Troféu Abacaxi 2011. O esforço visível de alguns alunos nos útlimos meses. Agradeço a cada um, pq de cada um alguma coisa vai ficar comigo. Ainda a pouco eu falava de resgate e aprendizado. O resgate foi da afetividade e da juventude e o aprendizado foi da diversão.
Eu desejo para  cada um a possibilidade de sonhar muito e mais, de querer mais sempre. Eu desejo para cada um o empenho, a disposição, a fé necessárias para conquistar tudo aquilo que se sonhou. Lembrem-se, a cada escolha feita corresponde um resultado, uma consequência. Eu desejo que cada um faça as melhores escolhas. Dediquem-se nesta etapa que começa agora e terminada esta etapa, não parem, continuem, continuem, continuem... Levem o meu carinho e a minha gratidão e que cada um , cada um de vcs, seja muito, muito, muito feliz.
Sintam-se, fortemente, abraçados todos.

Profª Rose Oliveira.